Resenha: Cidades de Papel, de John Green.

Olá, meus amores. Como estão?

Hoje a resenha é de mais um livro do John Green... Um livro que eu venho falando muito lá no canal e, infelizmente, não é de um jeito muito positivo. Pois bem, vamos a resenha.


Sinopse: " Em Cidades de papel, Quentin Jacobsen nutre uma paixão platônica pela vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman desde a infância. Naquela época eles brincavam juntos e andavam de bicicleta pelo bairro, mas hoje ela é uma garota linda e popular na escola e ele é só mais um dos nerds de sua turma.
Certa noite, Margo invade a vida de Quentin pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita. Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola, esperançoso de que tudo mude depois daquela madrugada e ela decida se aproximar dele. No entanto, ela não aparece naquele dia, nem no outro, nem no seguinte.
Quando descobre que o paradeiro dela é agora um mistério, Quentin logo encontra pistas deixadas por ela e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele pensava que conhecia."


A Trama: Como já disse na sinopse, o livro vai contar a história de Quentin - ou, se preferirem, só Q. 
Que é completamente apaixonado por sua vizinha, Margo - desde que era uma criança e os dois descobriram um corpo de um morto em um parque. Eis que, em uma madrugada qualquer, Margo resolve invadir o quarto de Q, pedindo para que ele a acompanhe para missão (literalmente uma missão) para se vingar de amigos. Quentin aceita e passam a madrugada toda dando troco nas pessoas que mentiram para Margo. 



Todos aqui já sabem que eu amei MUITO "A Culpa é das Estrelas", então, eu pensei que John não iria me decepcionar em Cidades de Papel. Porém, eu estava bem errada. Mas deixa eu do começar do começo. 

O livro é dividido em 3 partes. E na 1ª parte eu dei boas risadas e torci muito, tanto para o Q quanto para a Margo. Todo aquele plano genial que ela criou para se vingar, os peixes e, principalmente, as pichações que ela deixava com a inicial de sou nome, como se querendo dizer "foi eu que fiz tudo isso sim e se reclamar vai levar uma 'peixada' na cara." 

Até que chega o dia que ela some e tudo começa a desandar. Toda aquela busca sem fim de Quentin começou a me irritar. Ele basicamente desistiu de tudo para ir atrás de uma garota que, até então, não dava a mínima pra ele. 

A impressão que eu tive, foi que o autor foi se perdendo completamente na escrita e na história. Enfim, uma verdadeira decepção. Dei duas estrelas porque, apesar de a parte 2 e 3 do livro terem sido um desastre, eu dei boas risadas na 1. 


Em breve, essa resenha saíra em vídeo. Fiquem ligados lá no canal.

Gênero: Romance/Young Adult
Páginas: 368
Nota: 2/5 
Editora: Intrínseca 

3 comentários:

  1. Penso exatamente como você, a primeira parte é muito boa, mas aquela busca sem fim me irritou, como se achar ela fosse tudo, e nem os pais fazem essa busca toda. Mas, ele faz, não gostei do livro.

    ResponderExcluir
  2. Bom, o q tenho a dizer sobre o livro é q me decepcionou. Eu achei a Margo muito sem coração pra ir embora... E eu NUNCA entendi o proposito q fez com q ela fosse embora, pq o q faz uma pessoa ir embora e deixar pra tras os "amigos" , familia a casa etc. Pra viver naquele barraco? Eu entendi até um certo ponto o do "por que" do Q ir atras dela. Mas largar a formatura, fazer os seus amigos largarem tbm pra pegar um carro e ir para um lugar muito distante porque q "Margo" está lá e muita, mas MUITA burrice. Daria 2 estrelas tbm

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei ler essa historia, eu gostei quase tanto quanto A CULPA É DAS ESTRELAS. Me fez pensar em muitas coisas e mudar minhas perspectivas de vida, tudo parece tão diferente depois de ler ele. É um livro que (particularmente) me apaixonei e recomendo a todos. Relerei ele varias vezes ainda. O filme foi fiel a historia e isso eu achei demais e muito bom. Adorei seu blog, já deixei em meus favoritos.

    Meu blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir